quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PSICOTERAPIA DE CASAIS

PSICOTERAPIA DE CASAIS

Como a Psicoterapia pode ajudar nos conflitos de relacionamento do casal? e como essa ajuda se reverte para o relacionamento com os filhos?   



Muitos problemas familiares se encontram envoltos em cortinas fumacentas onde os filhos reproduzem de tal sorte  tais conflitos que acabam tendo inconscientemente de assumir a posição do portador da doença familiar, sendo portanto o que denuncia e atua tais problemas internos.  A pergunta é: como isto pode acontecer e o que significa ser portador, denunciante e atuante dos conflitos internos das familias?

A resposta está no relacionamento do casal que constitui a base da dinâmica familiar,  que formando aliança entre os conjuges (pares), defendem as  possíveis rupturas e as ameaças de desmantelamento que o relacionamento possa vir a sofrer, atuando mecanismos de defesa e projetando os conflitos para os filhos ou  a quem participe  pertencente ou não ao grupo familiar, mas desde que faça parte do compartilhamento dessa relação.

Quais os objetivos do tratamento Psicoterápico para o casal?

1- A terapia busca instaurar um novo equilíbrio entre as ligações narcísicas e as ligações libidinais de objeto, visando a redução das identificações projetivas utilizadas por cada um do par; frequentemente transformando, simultaneamente projeção em introjeção acting manipulatório em pensamento e escamotagem em  fala.
2- O processo terapêutico busca a supressão dos conflitos atenuando o sofrimento, o esgotamento e o desespero dos conjuges.
3- É primordial o trabalho de tomada de consciência sobre os organizados inconscientes.
4- Análise dos Mitos e das Lendas familiares.
5-A terapia não irá reforçar a fusão conjugal, mas sim restituir a cada um aquilo que lhe cabe. O outro não será mais um objeto  depositário, nem um sintoma visível da patologia do par, mas, simplesmente um objeto de amor!

A  Psicoterapia de Casais envolve dos participantes do processo terapeutico  a necessidade ou o desejo de mudança
e disponibilidade emocional para o desenvolvimento.

O que normalmente chamamos de Terapia de Casais envolve diferentes formas de procedimentos:

- Orientação e Aconselhamento: focando restabelecer um relacionamento com dificuldades diante de questões específicas.
- Terapia de curto prazo: 2 a 4 meses visando restabelecer relacionamento abalado por crises agudas, Diante de crises agudas pode ser necessário (mais de uma sessão por semana,   sessões em separado, até que o diálogo produtivo seja restabelecido)
- Psicoterapia da Relação: Processo psicoterapêutico duração médio/longo prazo procedimento padrão com duração de pelo menos 6 meses Alvo: relações desgastadas seja por processo de deterioração (longo prazo) ou problemas com filhos, vida profissional ou outras mudanças significativas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário