segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Psicologia Familiar

Psicologia Familiar

Psicologia familiar é um conceito fundamentado em diversas abordagens clínicas ou sistêmicas do tratamento da família .  Pode incidir na reconstrução  dos comportamentos que se tornaram indesejaveis  tanto quanto  na da reestruturação da formação do casal,  na maneira eficaz do indivíduo de compor e atualizar seus próprios conceitos e dinâmicas conscientes dentro do lar já estabelecido ou a formar.

A Psicologia familiar  trata as deficiências dos comportamentos inconscientes no âmbito familiar  que determinam a estruturação das personalidades dos filhos, redireciona as dinâmicas relacionais e a salubridade das emoções que transitam nos papéis desempenhados por cada membro do grupo familiar. Afora isso ainda há o apoio emocional provindo do resultado do acompanhamento terapêutico que põe desvelado o mistério das onipotências de cada membro  do grupo familiar. O encontro semanal busca dentro das diferenças que compõe o universo individual no agrupamento vincular, clarificar e demonstrar as complementaridades  relacionais,  as escolhas inconscientes de cada indivíduo no seio da família e quais representações estão influenciando para a manutenção dos conflitos .  As abordagens diversificadas com as quais os Psicólogos possam vir a  atuar buscam o mesmo resultado que é a conciliação e a produtividade, o bem estar e a satisfação dentro das vinculações de cada grupo estabelecido como família.

TENHO FILHO  E AGORA?

Como encarar a realidade  quando tudo o que se enxerga ao observar os filhos,  os frutos da nossa própria criação, se transforma em sonhos e ideais?
Ideal de proteção, de amor, de compromisso, de responsabilidade com a vida que agora depende única e absolutamente de mim.
Então como lidar com essa realidade que bate à porta dos sonhos idealizados?

CRIANÇAS COM DEPRESSÃO

ASPECTOS DA DINÂMICA FAMILIAR,

As crianças percebem muito bem o ambiente em que vivem, portanto é desnecessário pensarmos que podemos esconder os problemas da vida cotidiana, visto que as crianças estão sempre receptivas e atentas para tudo o que acontece a sua volta e quando tomam conhecimento dos problemas em família,
podem vir a apresentar isolamento social e agressividade.
A dificuldade no relacionamento familiar pode ser enfrentada pelo indivíduo desde o seu nascimento até a idade adulta, pois a depressão infantil, pode estar sendo vista com importância por alguns adultos e principalmente pelos próprios pais dessas crianças, bem como seus comportamentos de insônia, apatia e conduta auto destrutivas . (pesquisa realizada pela Universidade da Amazônia - Rodrigo Cal Fonseca e Valena Maria Sousa dos Anjos)

Um comentário:

  1. Bom dia, gostaria de saber se têm consultas de psicologia familiar (mãe 76 anos/filha 45 anos)?
    Obrigada

    ResponderExcluir